Durante a semana, na maioria das vezes o trabalho e os afazeres nos impedem de levar as crianças para passear, não é mesmo? Com a chegada do final de semana, elas cobram e muitas vezes ficam ansiosas para ir no parquinho, à praia ou no shopping. Mas é importante tomar alguns cuidados com elas para garantir um passeio tranquilo e seguro. Portanto, lembre-se:
1. O embarque e desembarque de crianças devem ser feitos sempre pelo lado da calçada e nunca com o carro em movimento.
2. O local mais seguro para a criança no veículo é o centro do banco traseiro, sempre com o cinto de segurança. Para garantir a segurança dos bebês, transporte-os sempre no banco de trás, em cadeirinhas especiais desenvolvidas de acordo com a idade. (não basta apenas ter o assento, saiba como utilizá-lo.)
3. Mantenha as janelas traseiras do veículo semi-fechadas (ou mesmo totalmente fechadas) e as portas travadas. É melhor evitar que a criança coloque a cabeça ou o braço para fora da janela repentinamente e seja atingidos por outros veículos, árvores ou postes.
4. Crianças com até 10 anos ou 1,45m andam sempre no banco de trás com o cinto de segurança. (os cintos de três pontos são os mais garantidos.) Adapte o cinto ao tamanho da criança, sempre!
5. Combine antes como elas devem se comportar no veiculo, educando-as desde pequenas sobre as leis de trânsito. Evite discussões com as crianças no carro.
6. Quando chegar ao local desejado, nunca deixe a criança sozinha no carro.
E lembre-se que o porta-malas dos carros e a carroceria de caminhonetes são para transportar cargas e não pessoas e que transportar crianças em automóvel sem cumprir as normas de segurança especiais é uma infração gravíssima, com multa e retenção do veiculo, isso sem contar o RISCO que ela estará correndo