Fonte de preocupação do ser humano desde a construção das primeiras estradas, o trânsito, à medida que se tornou mais complexo, desenvolveu regras para controlar a localização e a direção dos veículos. Conheça, conserve e respeite as leis e sinais de trânsito. Seja um motorista consciente. Abaixo, listamos algumas dicas para você seguir e, claro, compartilhar com quem é importante para você. Confira:
- Trafegue na faixa certa – Em baixa velocidade, conserve-se na faixa da direita. Você se mantém mais seguro e não atrapalha o trânsito. (1)
- Cuidado nas ultrapassagens – Só ultrapasse pela faixa da esquerda. Você evita surpresas para você e o motorista da frente. (2)
- Atenção ao sinal amarelo – Não faça do sinal amarelo um complemento do verde. Pare e evite acidentes com carros e pedestres. (3)
- Buzina só em último caso – Evite ficar buzinando o tempo todo. Isso só causa stress e sustos desnecessários. Quando o carro à sua frente estancar no sinal, tenha paciência e aguarde. Antes de buzinar, lembre-se que poderia ser você. (4)
- Fazer Pega é crime – Rua não é pista de corrida. Acidentes durante pegas geralmente matam motoristas e transeuntes inocentes. (5)
- Não utilize celular – É proibido usar telefone celular enquanto se dirige. Portanto, quando o seu tocar, estacione o carro em local seguro e só então atenda. Falar ao celular atrapalha a concentração e provoca acidentes graves. (6)
- Estacione sempre corretamente – Nunca pare em fila dupla, principalmente em frente a escolas. Isso tira a visão dos motoristas que passam e das crianças que atravessam a rua. Calçada é lugar de pedestre, não de carro. (7)
- Cinto de segurança é obrigatório – Não abra mão de sua segurança. Para não amassar as roupas use um pano entre elas e o cinto, ou use acessórios acolchoados nos cintos. Torne a colocação do cinto um procedimento automático assim que entrar no carro. (8)
- Faixa de pedestre – O próprio nome já diz tudo. Não pare o carro sobre ela. É contra a lei. (9)
- Pedestres têm a preferência sempre. Ameaçar pedestres com manobras perigosas é uma infração gravíssima com multa e suspensão do direito de dirigir. (10)
- Aproxime o veículo da calçada para embarcar ou desembarcar passageiros e evite parar em fila dupla. (11)
- Se for ultrapassar, faça-o com precisão e rapidez, em caso de dúvida não ultrapasse. (não ultrapasse em curvas, lombadas ou em locais proibidos) (12)
- O excesso de velocidade e ultrapassagem forçada são as maiores causas de acidentes nas rodovias. Dirigindo acima do limite de velocidade permitido, as chances de reagir a uma situação de risco são menores. (13)
- Seja hábil, atencioso e responsável no trânsito e use sempre a direção defensiva. (14)
- Crianças menores de 4 anos devem ficar em cadeirinhas especiais. (15)