Durante ou após as chuvas, água acumulada sobre a pista pode provocar situações especiais de perigo: trata-se da AQUAPLANAGEM ou HIDROPLANAGEM, fenômeno pelo qual os pneus não conseguem remover a lâmina de água e, literalmente, perdem o contato com a pista.
A aquaplanagem ocorre pela combinação dos seguintes fatores: excesso de água na pista, velocidade demasiada, pneus com profundidade de sulco insuficiente.
Mas o que fazer em caso de aquaplanagem?
Quando a chuva estiver muito forte, redobre sua atenção, acione a luz baixa do farol, aumente a distância do veículo à sua frente e reduza a velocidade até sentir conforto e segurança. É bom ficar alerta desde o início da chuva, quando a pista pode ficar mais escorregadia, por causa de óleo, areia ou impurezas. Durante a aquaplanagem, a direção fica repentinamente leve e é muito difícil controlar o veículo. Os procedimentos corretos nesse caso são:
- Segurar firmemente o volante, sem virar. Rodas viradas para um dos lados podem levar ao capotamento quando a aderência voltar a existir entre os pneus e a pista.
- Tirar o pé do acelerador e diminuir a velocidade, mas não frear bruscamente, pois se as rodas estiverem travadas no momento que voltar o contato dos pneus com a pista, o carro se desgovernará.
- Estabelecer um padrão seguro de velocidade para a situação.
É importante também lembrar que deve-se trocar os pneus sempre que a profundidade dos sulcos atingir 1,6 mm. Adiar a hora da troca é uma economia que não vale a pena.
E se a chuva estiver muito forte ou com granizo, o melhor a fazer é procurar um local seguro para estacionar e esperar que passe. Nunca estacione na via e se for parar no acostamento sinalize bem seu carro.
Infográfico : Aquaplanagem
Achamos na internet um infográfico da Polícia Federal e postamos para vocês conferirem: Chuva e o Perigo nas Estradas … Confiram!