Consciência, caridade e segurança são importantes para uma melhor convivência entre todos. Listamos alguns pontos importantes para que você conhecendo um pouco mais, sabia como pode ajudar e faça sua parte:
De início, fique atento aos sinais sonoros e luminosos para deficientes auditivos e visuais nas travessias. O sinal diferenciado já é um alerta para o motorista de que alguém com dificuldade de locomoção pode atravessar. Por tanto, não adianta buzinar ou acelerar o carro para apressar o deficiente, pois o excesso de barulho pode confundi-lo e comprometer a segurança de todos.
Importante também observar alguns detalhes:
1. O motorista deficiente deve procurar estacionar em local seguro para que possa desembarcar tranquilamente. (o Detran fornece adesivos que indicam que o motorista é deficiente e muitos locais têm vagas especiais nos estacionamentos..)
2. O motorista que passa pelo local deve ficar atento ao desembarque do deficiente, respeitando o tempo que ele necessita para se deslocar.
3. Quando um deficiente físico for subir ou descer do transporte coletivo, o motorista deve descer do veículo e auxiliá-lo a entrar pela porta da frente.
4. Se você não souber como ajudá-lo, pergunte qual a melhor forma de fazê-lo.
5. Os deficientes têm preferência para sentar na frente e devem ser tratados com respeito e atenção.
6. Tenha compreensão e paciência para esperar que ele desça ou suba do veículo.
7. Os deficientes físicos que utilizam cadeira de rodas, muletas ou andador devem desembarcar pelo lado da calçada.